"As pedras também falam" Perfil de Solo

Todas as Rochas que estão à face da terra são alteradas através do processo de meteorização. O vento e principalmente a água são os agentes erosivos que mais contribuem para a desagregação das rochas. A água dissolve certos minerais, ou transforma-os noutros mais frágeis, diminuindo a consistência das rochas. As mudanças de temperatura provocam fracturas, fendas e fissuras, nas quais se acumulam fragmentos e elementos minerais resultantes da degradação das rochas, bem como folhas e outros restos mortos. Também se instalam alguns seres vivos, como plantas, cujas raízes alargam as fracturas, contribuindo para a desagregação das rochas.

O solo é o resultado de mudanças ocorridas nas rochas. A acção do vento da chuva e dos organismos vivos (processos físicos, químicos e biológicos) são os responsáveis por este lento processo. Calcula-se que cada centímetro do solo é formado num intervalo de tempo de 100 a 400 anos. Desta alquimia da mãe natureza resulta uma mistura complexa de grãos rochosos e minerais, matéria orgânica, água e ar, a que chamamos solo ou simplesmente "terra". Subtil universo onde pulula a vida, da bactéria mais humilde à maior das árvores.
No final da sua formação, o solo maduro é constituído por quatro horizontes, estes situam-se sobre a rocha – mãe, que é a rocha a partir da qual se formou o solo.
Nós, visitamos um perfil de solo e recolhemos algumas amostras das diferentes camadas.
Na sala, com a ajuda da professora Susana mãe do Luís, e do professor Orlando Costa, analisamos essas camadas à lupa binocular, verificando algumas diferenças na cor e na sua textura.




A primeira camada é rica em húmus, observamos restos de folhas, paus, sementes, casca de árvores, alguns bichinhos-de-conta, minhocas, formigas, aranhas, caracóis....
Essa camada é chamada camada fértil, por isso é a  melhor para as sementeiras, é nesta camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.

A outra camada também tem uma cor escura, porque também é rica em húmus. As plantas encontram aqui água e sais minerais, calcário, argila e areia, que necessitam para fabricarem o seu alimento.
Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Descobrimos também que alguns animais como as toupeiras, as minhocas e as formigas, escavam por ai alguns túneis que permitem a entrada de ar.
A terceira camada é a das rochas parcialmente meteorizadas e erodidas.
A quarta camada é a de rochas que se começam a meteorizar.
As práticas que se desenvolveram reforçaram os principais conceitos relativos à ciência do solo. A verificação de algumas características mencionadas anteriormente familiarizou o aluno com este meio que muitas vezes é injustamente ignorado;  permitiram o manuseamento de instrumentos científicos; sensibilização para a linguagem cientifica, contribuição para a aquisição de hábitos de observação e de pesquisa...

Depois construímos o nosso perfil de solo



Este perfil de solo ficou em exposição  à comunidade educativa do Agrupamento e à comunidade local, no Dia das Ciências e, posteriormente, na Biblioteca do Pólo 1 do Agrupamento.

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